quarta-feira, 11 de novembro de 2015

In Vino Veritas - Apresentação

Quadro: Vinho, de József Rippl-Rónai
Quadro: Vinho, de József Rippl-Rónai

Descendo as escadas da faculdade fui surpreendido pelo Vitor Lançoni e, em casa, posteriormente, pelo Bruno Lançoni, os responsáveis pelo projeto Lágrimas de Gasolina e Dedos Azuis, com um convite para escrever aqui.

Através de uma série de perguntas e uma explicação bem detalhada do projeto foi seduzido pela proposta e me foi lançado um desafio.

Sobre o quê escrever? Com o quê exatamente eu posso contribuir aqui?

Como eu tenho uma dificuldade enorme para me definir e me limitar a um tema específico, desde o dia da proposta até esse exato momento em que escrevo essa carta de apresentação me veio à mente muitas coisas. Mas não consegui me apegar a nenhuma delas.
Por ter um interesse múltiplo e multifacetado sobre política, religião, arte, cultura pop, cinema, música, filosofia e alta cultura eu simplesmente desisti de achar uma linha única do que escrever. Um indivíduo nunca é um monotemático, monomaníaco.

Um marinheiro de verdade não tem pátria, ele veleja em mares e as nações são apenas hospedagens.
 Ele, como sabiamente diz Raul Seixas, é um Universo em si mesmo.
Respeitando a sabedoria do velho roqueiro e do antigo marinheiro desisti de achar um único tema para minha participação aqui. O único critério de minhas publicações aqui é que serei totalmente honesto no escrevo, tentarei promover aqui o que chamo de "culto à sinceridade".

Dado isso nomearei minha participação aqui com o nome "In Vino Veritas".

In Vino Veritas é uma expressão latina muito conhecida, usada desde o império Romano, que significa “no vinho está à verdade”.

A "embriaguez" revela nossas mais profundas paixões e sentimentos. Tudo que tentamos esconder, maquiar e fugir. É isso que eu quero buscar. Quero buscar especialmente aquilo que está tentando fugir. Aquilo que está no subtexto, aquilo que está oculto, nas sombras. Em cada comentário que fizer de um filme, em cada comentário que fizer sobre política, haverá uma tentativa de revelar aqui, como se estivesse entorpecido, como se tivesse bebido todas, uma verdade, aquela que eu acredito e que me forma como um indivíduo.

Gabriel Vince

Nenhum comentário:

Postar um comentário